Olá, meus amigos dos pedais!
Aqui vai mais uma matéria bem objetiva no assunto do bumbo duplo. O nível dela é intermediário e força um pouco o nosso raciocínio para ambos os lados. São vinte novos exercícios para aumentar nossas possibilidades de grooves com os bumbos. O foco agora não é a velocidade, e sim trazer mais equilíbrio entre os pés. Vocês vão entender.
As frases dos bumbos são em tercinas de colcheia e vão se agrupando de formas diferentes no decorrer dos exercícios. A sequência dos toques nesses grupos é alternada (DED e EDE). A base para as mãos é bem simples, conduzimos no prato de condução nas cabeças de cada tempo, em semínima, e a caixa marca o back beat nos tempos 2 e 4. A formula de compasso usada em todos eles é o 4/4. Poderia ser o 12/8, mas preferi a primeira opção devido a contagem ser mais simples, o que ajuda bastante neste caso.
Os exercícios se desenvolvem com o acrescentar dos grupos de tercinas nos bumbos e também com os novos posicionamentos das notas, principalmente do oitavo em diante, em que as frases dos pés começam em tempos diferentes, e com o pé oposto.
A partir desses exercícios você mesmo pode desenvolver os seus, criando novas opções usando a sua criatividade e desenvoltura. Use sempre o metrônomo para firmar no tempo, e gradue a velocidade de acordo com sua segurança. Não adianta correr se as coisas estiverem meio bambas ainda, certo?
Boa sorte no estudo e um grande abraço!
(parts)
Nenhum comentário:
Postar um comentário