quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Billy Cobham , o inventor do Pedal duplo!

Billy Cobham (16 de maio de 1944) é considerado um dos grandes bateristas e inventor do pedal duplo da história da música norte-americana. Foi mundialmente reconhecido após gravar o álbum Bitches Brew de Miles Davis, considerado o primeiro álbum de jazz-rock da história da música norte-americana. Participou com Jonh MaclaughinRick Laird e Jan Hammer num dos maiores grupos de jazz-rock da história: Mahavishnu Orchestra. Acompanhou grandes nomes do funk como, por exemplo, James Brown. Seu álbum solo mais famoso é o Spectrum, de 1973.
Muito crédito é dado a Cobham por sua incrível técnica e habilidade ao instrumento, tendo influenciado gerações de bateristas das décadas de 1970, 1980 e 1990 tais como Dennis Chambers e Rick Lawton.

Baterias com pedais duplos (sejam aqueles com dois bumbos ou pedal duplo) são usados por muitas bandas de Heavy Metal e Hard Rock, bem como por bateristas de JazzFusion e Punk Rock. A ideia para o pedal duplo veio do baterista de jazz Louie Bellson quando ele ainda estava no ensino médio. Baterias com bumbos duplos foram inicialmente utilizados por bateristas de jazz tais como Ray McKinley e Ed Shaughnessy por volta dos anos de 1940 e 1950, e posteriormente popularizado pelos bateristas de rock: Ginger Baker da banda CreamMitch Mitchell da Jimi Hendrix ExperienceKeith Moon da The Who , Nick Mason da Pink Floyd e Matt Sorum do Velvet Revolver . Tornou-se acessório obrigatório das bandas de Thrash Metal e Death Metal, tal como Slayer, que é reconhecida, através da música Angel of Death, do seu álbum de 1986 Reign in Blood, como o ponto inicial do uso do pedal duplo no metal moderno.


Características-> Dois pedais ligados por um extensor, um deles fica ao lado do pedal do hi-hat (chimbal) sem o batedor, enquanto o outro fica preso ao bumbo, com dois batedores.

Ultilização -> O Baterista aciona um dos batedores com o pé usado para fechar o hi-hat (chimbal), enquanto o outro pé aciona o segundo batedor gerando o ganho de notas que com um pedal simples só poderiam ser executadas com técnicas como "heel toe" que quer dizer "calcanhar ponta do pé" uma técnica que permite o efeito de pedal duplo com somente um pé e um pedal simples usando o calcanhar e a ponta do pé ou a técnica "pivot". O Pedal duplo é muito comum em bandas de Heavy Metal/Thrash Metal/Death Metal/Black Metal entre outros generos do metal. Também é usado em gêneros brasileiros, como samba e até mesmo reggae. Atualmente algumas bandas de Hardcore punk tem usado o pedal duplo para fazer uso de semi-colcheia ou para não cansar tanto o pé direto ao fazer as notas do bumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário