sexta-feira, 20 de junho de 2014
Verdades dos tambores
O intervalo entre os tambores é mais importante do que a maioria pensa e a medida é a chave para obter aquela ressonância extra entre tambores. O diâmetro tem um grande impacto na afinação, muito mais do que a profundidade. Veja "Profundidade do tambor versus Diâmetro"
Um pequeníssimo movimento no parafuso de afinação pode causar grandes diferenças e elevar a afinação drasticamente, muito mais ainda se o aro for Super Hoop ou Die-Cast . Mais ainda, pequenos movimentos nos parafusos da resposta, provocam uma mudança maior, do que os da batedeira.
Um som ou afinação, que funciona para um local pequeno, poderá não soar tão bem para um local maior. Deve ser considerado qual componente do som há de chegar à platéia. Por exemplo à escolha das peles se forem microfonadas haverá de ser diferente . Um jogo de peles com muito sustain pode se transformar em um pesadelo para seu técnico de som. Enquanto o baterista pode estar numa noite inspirada, o som pode parecer abafado numa sessão de gravação ou num local maior, levando em conta harmônicos prolongados e o conjunto obtido com outros instrumentos. Em locais maiores com microfones muito próximos as peles, tipicamente os bateristas usam peles duplas (tipo Pin Stripe) pois o som fica mais abafado e controlado. Ha de se poupar uma porção de energia, dependendo do tamanho do local, pois a reverberação chega com atraso a platéia, assim como em lugares maiores requere-se um modo mais simplista ou seletivo das notas e viradas, pois o público não ouvirá os detalhes.
Saiba como utilizar microfones se há de servir-se deles, pequenas alterações no posicionamento podem fazer grande diferença. Por exemplo, colocar um microfone perto da borda externa de um tambor, pode captar harmônicos de alta freqüência, mas situá-lo apenas uma polegada a mais de distancia, estes mesmos harmônicos diminuiriam dramaticamente.
Todos os tambores soam diferente a 0, 5, 15, 30, 45 metros de distancia. Por isso o que soa bem para o baterista enquanto toca, pode ser terrível para a platéia. È muito importante ouvir como soa sua bateria a diferentes distancias, especialmente junto aos outros instrumentos. Percorra a sala e selecione peles e afinações de acordo. Uma afinação alta, chega mais longe, uma baixa, não.
O som ouvido num CD, em casa, nunca é fiel ao som da bateria, na maior parte das ocasiões. O que você ouve, em geral, é uma versão alterada de acordo ao que o produtor e o músico quiseram transmitir através destas alterações. Às vezes, não é possível reproduzir um bom som do CD sem os passes eletrônicos..
Menos caro não significa inferior, em alguns casos, pode acontecer ao contrario desde que se obtenha o som desejado. Por exemplo um tambor de Birch ou Beech (Faia) com aros regulares, alem de ser menos caros que um tambor de Maple com aros Die-Cast, haverá de produzir um feeling e som penetrante que você precisa tal vez na sua caixa
O respiro do tambor e para deixar respirar o casco, quando usadas resposta e batedeira e uma mudança atmosférica acontece, ajuda a eliminar umidade. Este é um típico problema quando se vá de um clima frio para um outro quente, assim como as janelas suam na sua casa ou carro. O respiro tem pouco efeito sobre o timbre.
Sim, você deve esticar as peles (sem nenhum motivo) em todos os tambores. Este assentamento é necessário e muito importante no processo de se obter um som com qualidade e consistência.
Fonte: Cifra Club
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