sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tipos de Baqueta- Conheça e escolha o seu!!!

Para executar da melhor maneira seu arranjos rítmicos, a escolha criteriosa de uma baqueta é tão importante quanto a escolha das peças do seu set up. 
O primeiro detalhe interessante é a escolha da madeira. No mercado, as mais usadas nas baquetas são a Maple, Hickory e Oak. Um acessório de boa qualidade não pode ter um som fechado e muito menos estar empenado, por isso, observe o estalado batendo uma na outra e role em uma superfície plana observar se elas estão empenadas. 
Existem baquetas com ponta em nylon e de madeira. As de Nylon são mais usadas para rebote nos tambores, além de dar brilho nos pratos. Já as de madeira são mais versáteis e são destinadas para vários tipos de sonoridade de acordo com os modelos. 



modelo 7A é mais fina e leve sendo ideal para tocar estilos que necessitam de pouco volume como jazz e bossa Nova. A 5A é um modelo mais intermediário usada muito por bateristas de pop rock. Já a 5B e 2B são para os  “mãos pesadas” que curtem metal e suas variações. 


Existe também a baqueta vassourinha para criar arranjos e texturas sonoras suaves, principalmente, com a técnica de arrastar as cerdas sobra a pele.  Seus suportes são feitos de plástico, madeira ou alumínio e algumas são cobertas por borracha para dar mais firmeza. 

Existe também a baqueta acústica chamada de Rod Stick.Ela é um modelo ideal para o músico que precisa controlar o volume sem mudar muito sua “pegada”. É constituída de um feixe de varetas de madeira e pode-se criar bons efeitos especiais. 

Já as mullets são baquetas de efeitos com ponteiras de diversos materiais como madeira, borracha, acrílico, pano, nylon, feltro. São bastante usadas em tímpanos, marimba, vibrafone, carrilhão, entre outros. Na bateria acústica é usada apenas para efeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário