Por Chris Robley
Você marcou um show. Parabéns. Agora é a hora de ter certeza que a plateia vai ser maior do que o barman do lugar.
Aqui vai uma lista com as coisas mais simples que você pode fazer para conseguir levar o maior número possível de pessoas ao seu show:
1. Pergunte à casa de shows o que eles farão para divulgar o evento —Você não quer duplicar esforços idênticos. Às vezes, casas de show publicam anúncios em revistas semanais, colocam reclames no rádio e até fazem pôsteres para você. Se for o caso, ótimo! Se não for, pelo menos você sabe exatamente de onde partirá.
2. Consiga com a casa de shows uma lista de imprensa — Se você acabou de começar a se apresentar ao vivo, é provável que você não tenha uma extensa lista de contatos com a imprensa local. O “booker” da casa geralmente terá uma lista para usar com bandas de outras cidades que estão tocando na sua, mas eles podem facilmente te mandar esta lista também. Normalmente, ela contém o e-mail e/ou telefone dos repórteres, editores, blogueiros, donos de podcast, apresentadores de programas de rádio e mais.
3. Entre em contato com a mídia — Você quer que seu show apareça em todos os calendários locais de shows, mas você também quer tentar ter outros tipos de cobertura: prévias do show em jornais, entrevistas em blogs, um trecho em um programa local de rádio etc. Se você entrar em contato com eles de 2 a 3 meses antes do show, você aumentará muito as chances de conseguir cobertura de imprensa.
Para uma lista de mídias locais, que poderiam estar dispostos a cobrir seu trabalho, e algumas dicas de como conseguir entrar em contato com eles, veja “Como chamar a atenção da imprensa.”
4. Crie um pôster para o show — Sim, pôsteres de show ainda são importantes, mesmo em tempos de Internet. Na verdade, a internet deu uma sobrevida a essa forma de arte.
Coloque no pôster as outras bandas da noite e o local da casa de show (no caso de os outros quererem usar para divulgar em seus sites). Se o arquivo for muito grande, coloque-o numa ferramenta de armazenamento em nuvem, como o DropBox, e compartilhe dali. Se não for, mande anexado em um e-mail.
5. Cole pôsteres pela cidade — Para ser sincero, cobrir a vizinhança toda de pôsteres não vai garantir plateia cheia para o seu show. Mas faz duas coisas: começa seu “branding” visual, que depois vai ajudar as pessoas a te reconhecerem pelo nome; e reforça a ideia de ir na cabeça das pessoas que já aventaram a ideia. Só lembre-se de seguir as regras e leis locais sobre pendurar pôsteres/filipetas em lugares públicos. Se você não pode colar em cabines telefônicas, peça para funcionários de cafés, lojas de música e outros estabelecimentos para usar seu quadro de avisos.
6. Use seu pôster online — Está na hora de colocar esse pôster no seu site, num post do seu blog falando sobre o show, numa galeria de fotos sobre pôsteres de show e no Twitter, Instagram, Pinterest e qualquer outra rede social em que você esteja.
7. Crie um evento de Facebook — Apesar de o Facebook estar ficando menos popular entre músicos, os eventos do Facebook ainda são uma das melhores ferramentas de divulgação que existem. Crie um evento e use elementos gráficos do seu pôster na imagem de header; e depois convide todos seus amigos de Facebook que morem até a duas horas de distância da casa de shows. Compartilhe o poder de administrar o evento com as outras bandas da noite. Um único evento para a noite é sempre melhor do que cada banda fazer o seu; isso mantém as coisas simples e aumentará o tititi entre os fãs de todas as bandas.
8. Mande um e-mail — Se você está numa banda novinha, pode ser que ainda não tenha montado uma lista de e-mails, mas incentive os membros do grupo a mandar um e-mail para todos os contatos que eles tenham, e que possam querer ir ao show. Comece por aí! Mande a esse pessoal um aviso sobre seu show, diga o quanto você está animado e que realmente espera que eles possam ir.
9. Diga para todos os seus amigos e família — Por mais que você se esforce, a maioria da sua plateia no primeiro show provavelmente será de gente que você já conhece. Em vez de se deixar desencorajar por isso, use a seu favor; traga o máximo de pessoas que conseguir. Diga a eles como é importante ter uma galera no seu show, para mostrar às outras bandas e à casa de show onde você vai tocar que sua banda tem futuro.
Comece com os amigos mais próximos e família; mas não esqueça de contar do show para colegas de trabalho, os caras com quem você joga uma pelada aos domingos, com o pessoal da igreja etc.
10. Dê alguns ingressos VIPs — As pessoas adoram prêmios e concursos. Nas semanas antes do show, faça ações nas redes sociais ou por e-mail, dando como prêmios ingressos VIPs para seu show. Os ganhadores ficaram animados, e você terá diversas chances de divulger seu show nas redes sociais.
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