1. Um modo típico de afinação é considerar que a batedeira controla a porção “Ataque” do som, e a resposta controla a porção “Sustain” do som.
2. Para maior “punch” afine a resposta umas duas notas acima da batedeira. Afine todo o tambor na mesma tensão.
3. Para um som “plástico”, use peles de filme simples afinadas no ponto mais grave possível, solte mais ½ volta em cada canoa. Um pirulito de feltro duro, sem protetor de pele funciona bem. Se usar pirulito de madeira ou plástico, use o protetor.
4. Um som “gordo” se obtém do mesmo modo que nos tons. Afine a resposta na nota mais grave possível e a continuação solte mais 1/16 a 1/8 de volta para cada canoa, cria-se um som “gordo, solto, dark”. A batedeira então se usa para alterar a altura. Note-se que a altura para um som “gordo” e certamente limitada.
5. Para se obter um pequeno estalo na resposta, seguido por um silencio de harmônicos, tente usar EQ pads colocados bem próximos de cada pele, de modo que quando o pirulito bater, a porção superior do pad (a seção dobrável) flutue para se separar da pele e retornar rapidamente a esta. Pode-se controlar este efeito pelo posicionamento do pad. Isto também funciona quando usados dois pads, onde um fica firmemente colado a pele enquanto o outro (colocado acima do primeiro ou contra a outra pele) proporciona aquele som descrito acima.
6. Não possui um pad ou travesseiro?
Tente usar tiras de feltro de diversas larguras, situando elas próximas ao centro da pele, prendendo-as entre o aro e as próprias, esticando-as firmemente. Como guia, tente tiras de 11 cm.
Para bumbos de 20"; 13 cm. para os de 22"; e 14 cm. para os de 24". Usados em uma pele, equivale a 25/30 % de abafamento ou como dois EQ pads por pele.
Também uma toalha dobrada e fixada na parte interna e baixa de uma das peles funciona. Um travesseiro de penas ou de espuma também funciona.
Seja criativo! Qualquer coisa que toque sutilmente as peles há de funcionar. Para tentar aquele som do pad dobrável, tente com uma toalha colada na parte superior da pele de modo que esta flutue cada vez que a pele seja atingida pelo pirulito.
7. Mantenha o bumbo o mais separado do chão possível, tanto quanto seu pedal e os pés do bumbo permitam, isto dará maior ressonância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário