sexta-feira, 13 de junho de 2014

Estudos de independência motora através da combinação de ostinatos na construção de grooves- Por Daniel Oliveira



Este estudo visa a obtenção de coordenação motora e independência através da com- binação de células rítmicas (ostinatos), em uma base de cada vez, até a exaustão de possibilidades com uma, duas, três e quatro vias.

Para tal, divide-se o mesmo em quatro fases. A primeira é a análise das células rítmicas a serem estudadas e a escolha da matriz (ostinato base a ser tocado pela mão forte), neste caso dentre as variações de semicolcheias. Também é parte da primeira fase a colocação da nota com a mão fraca no segundo tempo. A segunda fase, os ostinatos já adicionados da caixa no segundo tempo são sobrepostos às variações de semicolcheias com uma, duas ou três notas por tempo, a fim de se esgotar as possibilidades de combinações não só com o bumbo, mas de ambos os pés com os ostinatos, dando início ao estudo de coordenação motora de três vias. A terceira fase compreende as sobreposição dos padrões às notas colocadas no chimbal com o pé nas quatro posições essenciais de semicolcheias a ser tocado pelo membro inferior fraco. Por fim, a quarta fase compreende a colocação de mais notas com a mão fraca na caixa em três padrões pré-determinados, a fim de se estudar as notas fantasmas. Nesta primeira matéria da série serão demonstradas as duas primeiras fases.

Análise De Ostinatos

O ostinato escolhido é composto por duas colcheias por tempo, tocadas no chimbal com a mão forte.


Após a execução e do mesmo, adiciona-se a caixa na mão fraca.



Variações De Bumbo

Nesta fase passa-se à adição de notas no bumbo com o pé forte (direito para destros e esquerdo para canhotos), para o estabelecimento da coordenação motora de três vias: duas mãos e pé forte. Adiciona-se uma variação de bumbo de cada vez e em todas as posições possíveis de uma duas ou três notas por tempo visando o esgotamento das possibilidades de coordenação de três vias. Convém frisar que a repetição determina a fluência no exercício. Uma vez dominados os exercícios, eles devem ser repetidos mas agora executando as variações de bumbo no chimbal e com o pé fraco.

Uma nota por tempo




Duas notas por tempo


Três notas por tempo



A título de sugestão, é importante a execução dos mesmos exercícios mas com a colocação de bumbos à escolha do executante para, assim criar seus próprios grooves.

Também importante é a execução dos exercícios agora com a mão fraca no chimbal e mão forte na caixa. Para um desenvolvimento ainda mais consistente recomendo também a execução com pés trocados. Para mais ostinatos e sugestões de combinações, sugiro a leitura do livro “Estudos de Coordenação e Independência Motora Através de Ostinatos - Análises em Duas Três e quatro Vias”, de minha autoria, em que exploro os ostinatos de base semicolcheias em sua totalidade.

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